Lançamento da I Cartilha Ecopedagógica – E.E.M. Vila Silva Jardim & Escola da Mata Atlântica
Semeando para a Vida & Da Semente ao Fruto
Semeando para colher: multiplicando experiências ecopedagógicas
A EMA – Escola da Mata Atlântica finalizou neste mês de outubro a segunda fase dos projetos ecopedagógicos Semeando para a Vida & Da Semente ao Fruto, desenvolvidos em parceria com a E.E.M. Vila Silva Jardim. Desde junho do ano passado foram executadas diversas atividades com professoras, funcionários, alunos, pais, colaboradores e amigos da comunidade, desde a implementação de um pequeno SAF (Sistema Agroflorestal) nos fundos da escola, em parceria com S. Zé, até a experimentação coletiva em diferentes sistemas de horticultura (consorciada, vertical).
O projeto teve início com o I Curso de Formação Pedagógica em Casa de Sementes Livres, que capacitou as professoras nos temas de Agroecologia, Permacultura, Educação Emancipadora, Ecopedagogia, Cultura Digital e Software Livre, e claro, sementes, o tema principal do curso. Paralelamente, oficinas ecopedagógicas com os alunos foram realizadas, com contação de histórias, gincanas, oficinas de desenho e alimento vivos, entre outras. Todas as atividades contaram com a equipe da EMA, colaboradores, arte-educadores, pedagogos, especialistas e palestrantes convidados, que foram alguns dos pontos fortes do curso.
Os principais objetivos da Casa de Sementes Livres através desta ação foram a inserção dos conceitos de Agroecologia e Gestão de Casas de Sementes no currículo escolar, no Tema Transversal de Meio Ambiente; a realização de um curso de formação de multiplicadores; a construção colaborativa de um material pedagógico diferenciado; e a multiplicação deste conhecimento e materiais produzidos ao longo do curso.
Nesta última etapa do curso, foi realizado o lançamento da I Cartilha Ecopedagógica, que foi construída coletivamente, através de experiências apreendidas em sala de aula, com professores, alunos, facilitadores da EMA, a direção da escola, funcionários, em diversos momentos, dentro e fora da programação do curso. A cartilha foi impressa com o apoio da Prefeitura de Silva Jardim, e será distribuída entre todas as Escolas Municipais da região de Silva Jardim.
Todo o intuito do evento foi fortalecer, divulgar e multiplicar as experiências adquiridas durante este processo, e promover um intercâmbio de saberes agroecológicos e pedagógicos, fomentando a Rede de Experiências em Escolas Rurais da região de Silva Jardim e adjacências.
O último objetivo do curso foi alcançado com a divulgação, multiplicação e articulação da experiência adquirida durante todo o processo de formação e vivências do grupo. Para tal, foi articulado um evento para o lançamento da Cartilha, que contou com a presença do corpo docente da escola, a Coordenadora do projeto Escola Ativa/MEC (www.escolaativarj.blogspot.com/), Ionéia, professores representantes das escolas rurais da região pertencentes ao projeto, membros da EMA, além de duas convidadas, Luana Carvalho, também do projeto Escola Ativa, de Nova Iguaçu, e Sandra Celano, das Cidades e Escolas em Transição (http://transitionbrasil.ning.com/)
A programação do evento contou com um farto café da manhã, com direito ao suco verde e sua história (suco de clorofila do trigo com grãos germinados), apresentação de vídeos e experiências produzidas pelas professoras, depoimentos de membros da EMA e da direção da escola, apresentação do projeto e da futura Horta Ecopedagógica para os convidados, que receberam kits com a Cartilha Ecopedagógica. Após o almoço, com salada de grãos germinados e sobremesa “viva”, todos puderam sentir e compreender melhor a importância de inserirmos novas experiências pedagógicas e metodológicas, quando todos sentaram em roda, sob a sombra frondosa da árvore da Casa de Sementes, deram-se as mãos e olharam-se em círculo, uns aos outros. Um bonito momento, que suscitou importantes discussões e reflexões sobre o cotidiano das escolas rurais de nossa região, sobre como articularmos nossas experiências e desenvolvermos ações conjuntas para o bem estar de todas as comunidades rurais.
A EMA/Casa de Sementes Livres continua sua parceria com a Escola Vila Silva Jardim, dando continuidade ao projeto Da Semente ao Fruto, através da implementação, no próximo ano letivo, da Horta Ecopedagógica, e espera em breve poder anunciar o pleno funcionamento do Telecentro Comunitário da Casa de Sementes Livres, com monitores, aulas em software livre e acesso à internet.
Enquanto isso, continuamos todos semeando, cuidando e colhendo os frutos deste bonito trabalho coletivo. A união faz a força!!!



