Pesquisar, divulgar e reinventar receitas tradicionais de alimentação saudável e alternativa na comunidade rural de Aldeia Velha, distrito de Silva Jardim (RJ), através da ação integrada entre escola local, movimento estudantil e ponto de cultura regional e da valorização da perspectiva cultural contida na alimentação. Esse objetivo será trabalhado principalmente através de reuniões quinzenais na escola local - os ENCONTROS DE SABORES E SABERES - sempre em dois turnos .No primeiro turno, da manhã será feita uma breve discussão sobre a relação da alimentação com a cultura e as tradições locais seguida da preparação de uma receita coletivamente em forma de aula, seguida da degustação do prato. No segundo turno, a discussão será aprofundada, através da exibição de filmes ou debate de idéias e textos, além da lembrança que a receita do dia ( ou mesmo algum de seus ingredientes) desperta nas pessoas, quais histórias, causos, festas, celebrações ou manifestações culturais são associadas àquela alimentação. Depois, também será feita a degustação do prato preparado anteriormente no primeiro turno. O Ponto de Cultura, além de ajudar a escola e o movimento estudantil de alimentação e cultura a organizar os encontros, vai ser responsável pelo registro audiovisual do evento, responsabilizando-se por, junto aos alunos bolsistas, documentar as reuniões, editar o material e disponibilizá-lo sobre os mais diferentes formatos. O trabalho conjunto entre Ponto de Cultura, escola local e movimento estudantil de alimentação e cultura é que vai definir o formato de cada encontro, bem como os textos, vídeos ou imagens a serem trabalhados, as dinâmicas culturais envolvidas (uso de instrumentos musicais, recital de poesias, encenação ou dança), a escolha do prato/receita a ser esmiuçado naquele dia. Esse será o principal objetivo do projeto pedagógico: demonstrar como a questão da alimentação está intimamente ligada às caracterísiticas culturais da região e como se relacionam com as histórias da própria comunidade num processo mútuo de construção de identidade.
O coletivo responsável pela gestão do Ponto de Cultura Caipira da Mata Atlântica tem uma coordenação de Soberania Alimentar e já realizava em parceria com a escola e com o grupo de alunos responsável pela troca de receitas alternativas, o grupo Alimentando com amor algumas pesquisas e ações, procurando cruzar os temas de alimentação e cultura. No entanto, a falta de verbas específicas para esse enlace tem tornado difícil seu incremento. Dentre o que já realizamos em conjunto, podemos citar:
*divulgação da preparação e dos benefícios do suco verde
*alimento vivo, o biochip
*educação artística para crianças através da comida: desenhando uma mandala de alimentos (ao lado)
*pesquisa dos alimentos colhidos em cada época do ano na comunidade para a confecção do calendário 2008, entregue em toda comunidade (ANEXADO)
divulgação de receitas alternativas através de xerox de cartilhas e textos para as turmas da escola.
No entanto, como se pode ver abaixo, muitos outros objetivos culturais estão envolvidos no bojo do projeto.
Merece nota a experiência da difusão da receita do suco verde na comunidade. O suco verde é composto basicamente de maçã (ou batata yacon) e folhas verdes batidas no liquidificador e coadas, mas também pode receber sementes germinadas e se transformar em suco da luz. Esse suco foi ensinado às merendeiras da escola e às professoras e depois foi preparado junto com os alunos em diversos recreios para ser servido junto com a merenda escolar. Essa dinâmica mexeu com toda a comunidade, pois crianças contaram a seus pais, o Posto de saúde vizinho à escola foi até a escola saber o que era o tal suco e, finalmente, quando a receita foi exibida no programa Globo Repórter, da TV Globo, o debate se ampliou e fortaleceu a disseminação do suco verde, que hoje é preparado em diversas casas da comunidade.
Merece nota a experiência da difusão da receita do suco verde na comunidade. O suco verde é composto basicamente de maçã (ou batata yacon) e folhas verdes batidas no liquidificador e coadas, mas também pode receber sementes germinadas e se transformar em suco da luz. Esse suco foi ensinado às merendeiras da escola e às professoras e depois foi preparado junto com os alunos em diversos recreios para ser servido junto com a merenda escolar. Essa dinâmica mexeu com toda a comunidade, pois crianças contaram a seus pais, o Posto de saúde vizinho à escola foi até a escola saber o que era o tal suco e, finalmente, quando a receita foi exibida no programa Globo Repórter, da TV Globo, o debate se ampliou e fortaleceu a disseminação do suco verde, que hoje é preparado em diversas casas da comunidade.
A idéia principal do projeto Comida é arte consiste em dinamizar as relações locais, fortalecer os laços e a rede interpessoal que já existe na comunidade e criar novos pontos de convergência que discutam a importância da Alimentação, tanto no ambiente escolar, quanto no ambiente comunitário. Ao correlacionarmos os temas Alimentação, Saúde, Cultura e Educação, podemos compreender e proporcionar um maior esclarecimento dos fatores que estão interligados e que geram novos conceitos em relação à interação comunitária, valorizando a sua própria cultura e seus próprios saberes, trazendo mais conteúdos e conceitos aos que já existiam, valorizando culturas e hábitos importantes, esquecidos ou menosprezados ao longo das gerações.
Para tal, compreendemos que o enlace entre a escola local, alunos da comunidade e o ponto de cultura se tornam importantes ferramentas na construção de novos paradigmas que conduzam à uma maior autonomia, maior conhecimento e sobretudo a compreensão da importância da Soberania e Segurança Alimentar para as pequenas comunidades rurais.
Objetivo Geral: Valorizar a cultura caipira presente na elaboração de cardápios rurais tradicionais e fortalecer o diálogo para a introdução desse cardápio na escola local, paralelamente à inclusão de receitas de alimentação alternativa também no cotidiano de toda a comunidade circunvizinha à escola. Possibilitar através da divulgação deste trabalho uma alimentação mais saudável, regional, tradicional e ecológica, passível de ter seu modelo copiado em qualquer outra instituição de ensino.



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